Plano Estratégico de Desenvolvimento realiza primeiro encontro


Qual Ijuí queremos para o futuro? A partir deste questionamento, cerca de 120 pessoas discutiram estratégias, propostas e futuras ações para promover a retomada do desenvolvimento de Ijuí. Proposto pela Associação Comercial e Industrial, o encontro lotou o auditório da entidade, na noite desta terça-feira, 22.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Ijuí Mais tem o objetivo de fomentar a interlocução entre os setores para que através do diálogo, da troca de experiências e da apresentação de projetos de desenvolvimento, os anseios de cada categoria possam ser reconhecidos e bem representados pela entidade.

O presidente da ACI, Nilo Leal da Silva, afirmou que a entidade quer contribuir com a promoção e o desenvolvimento contínuo da comunidade, principalmente no setor econômico. “Queremos dar oportunidade e espaço para discutirmos problemas em setores críticos. A configuração dos distritos industriais, a qualidade da gestão pública, a revitalização do centro, entre outras, são questões que necessitam discussão”.

O projeto terá o apoio do Sebrae, que trouxe sua contribuição com a apresentação de dados do contexto econômico e social do município. O gestor de políticas públicas do Sebrae, Claudiomiro Reis, responsável pela apresentação inicial da noite, disse que as estratégias que se pretendem desenvolver serão derivadas de uma análise e de um diagnóstico que permita formalizar um Plano de Desenvolvimento Continuado.

A participação coletiva de setores diversos foi o ponto alto do evento, que ouviu as sugestões e anseios em áreas como infraestrutura, planejamento, indústria, comércio, serviços e qualidade de vida.

As etapas do projeto iniciaram com o evento de sensibilização e proposição do plano. A coleta de opiniões e compilação de ideias/sugestões acontece em encontros agendados para os próximos meses (21/06, 26/07 e 23/08).

O diagnóstico e análise de cenários, a definição dos eixos setoriais de desenvolvimento e a construção do plano de ação para cada eixo serão realizados com a apoio dos técnicos do Sebrae em encontros a serem definidos.

A apresentação dos resultados dos encontros deve acontecer em 19 de outubro durante a ExpoIjuí/Fenadi.

“A formação de uma rede que prime pela realização de ações conjuntas, facilitando a solução de problemas e viabilizando novas oportunidades para que continuemos crescendo e avançando é primordial”, finalizou Nilo.

Para deixar sua sugestão acesse o link http://www.aciijui.com.br/paginas/contato

Plano Estratégico de Desenvolvimento realiza primeiro encontro

Foto: Pedro Brikalski

Publicação: 23/05/2018