Junta Comercial do RS se prepara para reduzir a burocracia na abertura de empresas


Junta Comercial do RS se prepara para reduzir a burocracia na abertura de empresas

O Brasil avança em prol do empreendedorismo e começa a  facilitar a vida de quem quer empreender desburocratizando a abertura e licenciamento de empresas. E o Rio Grande do Sul também caminha na mesma direção, com a implantação do Sistema Único de Licenciamento (SUL). O projeto-piloto inicia por Porto Alegre e Guaíba e pretende reduzir de 60 para cinco dias a tramitação do processo de registro mercantil nas duas cidades, por meio de um sistema de cadastro via internet. O presidente da Junta Comercial do Estado, João Alberto Vieira, adiantou, em sua palestra no Tá na Mesa da Federasul nesta quarta-feira (04/06) que a meta da autarquia é incluir no novo sistema 16 cidades até o final do ano, atingindo 80% do universo empresarial.

O presidente garantiu que com o sistema será possível realizar e acompanhar a abertura, fechamento e alteração das informações jurídicas, por meio de um login e senha. Vieira também enfatizou que com a substituição dos processos físicos por digitais os empresários não terão mais que percorrer diversos órgãos para realizar o cadastro jurídico. “Além de modernizar, garantimos mais eficiência e agilidade no processo”, argumentou.

Também nesta mesma direção, em busca da modernização, a Junta Comercial do Estado está lançando, nos próximos dias, o edital para contratação de empresa com o objetivo de digitalizar mais de 30 milhões de documentos referentes à abertura e fechamento de empresas. Será investido na digitalização R$ 9 milhões, numa parceria junto com o Sebrae. 

Atualmente com 1 milhão de empresas ativas, a Junta Comercial do Estado realiza cerca de 2 mil aberturas e 800 fechamentos de pessoas jurídicas por mês. A reestruturação dos cadastros surgiu com a aprovação da Lei 11.598/07, que estabeleceu diretrizes de integração do processo de registro e legalização de empresários e criou a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).

Publicação: 06/06/2014