Investimento no Aeroporto de Ijuí é pauta da reunião na ACI


Na tarde desta quarta-feira, 7, o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, juntamente com representantes do Sindilojas, Sebrae, ACI e demais empresários se reuniu na sala de reuniões da ACI, com a diretora do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP/RS), Ligia Vilagran Barreto Alves e o gerente de Segurança do DAP-ST/RS, Sérgio Alencar, com a finalidade de debater sobre os investimentos a serem realizados no aeroporto de Ijuí.

A primeira questão tratada no encontro foi o balizamento noturno da pista. Segundo a diretora do DAP/RS, existe um projeto protocolado pelo secretário de Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen. “O projeto foi patrocinado por empresários de Ijuí, porém faltava o recurso para a execução. Logo depois, recebemos a visita do prefeito de Ijuí, Valdir Heck, que nos comunicou que a falta de recurso não era mais o problema”, explicou Ligia.

Além do balizamento, também foi discutida a questão da ampliação da pista do aeroporto. Conforme o prefeito Valdir Heck, presente no evento, o objetivo é já pensar no futuro para que o município possa receber voos comerciais. “Estamos pensando em comprar mais áreas próximas, e completar a pista, para que chegue a 1.800 metros, porém isso é um passo seguinte”, disse.

Investimento no Aeroporto de Ijuí é pauta da reunião na ACI

Ainda sem um prazo para a aprovação do projeto e liberação para que sejam iniciadas as obras no aeroporto. O Gerente de Segurança do DAP-ST/RS, alertou os presentes para que haja um cuidado para que não seja inviabilizado o lugar. “Algumas medidas devem ser respeitadas. Em um raio de 20 km do aeroporto é proibido possuir lixões ou aterro sanitário. Ou seja, está restrita qualquer atividade que possa acumular pássaros”, ressaltou. 

Fonte: Prefeitura de Ijuí

Publicação: 08/03/2018