Eficientização Energética nas Empresas foi tema de café da manhã na ACI


Eficientização Energética nas Empresas foi tema de café da manhã na ACI

Na manhã desta terça-feira, 09/06, a diretoria da Associação Comercial e Industrial realizou o Café da Manhã com Empresários. Cerca de 50 empresários participaram do evento que tratou sobre o uso racional de energia nas empresas.

O coordenador do Curso de Engenharia Elétrica e do Grupo de Automação Industrial e Controle - GAIC, Maurício de Campos falou sobre o cenário atual econômico. “Tivemos reajustes na conta de energia em mais de 30% e valores diferenciados das bandeiras tarifárias devido ao custo na geração. O consumidor paga proporcionalmente ao seu consumo. Mesmo diminuindo o consumo de energia pagamos o adicional pela bandeira da região”, disse.

Os consumidores podem encontrar alternativas para economizar energia e tornar esse processo mais eficaz para empresas do comércio, prestação de serviços e indústrias. “A mudança de lâmpadas e ajustes simples na temperatura e manutenção dos climatizadores já diminui drasticamente a conta no final do mês”, destacou.

Maurício de Campos utilizou uma maquete que simula o consumo dos equipamentos em uma residência mostrando a conta final de energia. A acadêmica de engenharia elétrica, Sandy Miranda acompanhou a apresentação e sanou as dúvidas dos empresários. Na ocasião, também foi demonstrada a diferença de consumo das lâmpadas de LED, incandescentes e LFC. “Uma lâmpada de LED dura 30 vezes mais que uma lâmpada incandescente e seis vezes mais que uma fluorescente compacta”.

Outra dica destacada por Maurício de Campos é a energia vampira. “A energia vampira, também conhecida como energia stand by e carga fantasma é a energia gasta pelos aparelhos que ficam conectados à tomada. Em um lar americano 25% do consumo de eletricidade por aparelhos eletrônicos ocorre enquanto eles estão desligados”.

  • A energia vampira teve um aumento durante a década passada, graças à proliferação dos aparelhos recarregáveis, das redes de computador e dos dispositivos com funções de energia stand by.
  • Os Estados Unidos consomem 2,6% da energia mundial.
  • Dessa energia, aproximadamente 5% é energia vampira. [Fonte: Universidade da Califórnia, Berkeley].

Publicação: 06/05/2015