ACI debate modernização da lei que regulamenta horário do comércio


O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no município foi a pauta de encontro promovido pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí e Sindilojas. O encontro, realizado na tarde desta terça-feira, 27, teve a participação de lideranças, empresários e imprensa.

O presidente da ACI, Nilo Leal da Silva conduziu a reunião, que teve participação do prefeito municipal, Valdir Heck, presidente da Câmara de Vereadores, Rubem Jagmin e demais vereadores, presidente do Sindilojas, Bruno Hass, secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Tambara, presidente do Sindicomerciários, Auri Bauer e empresários.

O debate teve participação dos presentes que, na maioria, manifestaram-se a favor do horário livre no comércio. Atualmente a lei nº 4148 de 21 de agosto de 2003 que fixa o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais determina dias e horários para que as atividades aconteçam.

O presidente da ACI, Nilo Leal da Silva e o presidente do Sindilojas, Bruno Hass, declararam que a modernização da legislação trará oportunidade e investimentos para o município. “Ijuí deve criar emprego e renda e buscar a atualização no mercado”, disse Bruno.

O presidente do Sindicomerciários, Auri Bauer, salientou que não é contra o desenvolvimento do município. “Apenas representamos a vontade da maioria dos comerciários manifestada em assembleia”.

O prefeito Valdir Heck enfatizou que a burocracia atravanca o desenvolvimento. “Devemos avançar para o desenvolvimento e o bem comum. Não podemos deixar de lado o direito dos trabalhadores, que estão amparados pela lei. A sociedade também deve usufruir de outros horários do comércio”, disse.

Uma comissão com representatividade da ACI, Sindilojas, Sindicomerciários, Unijuí, Poder Legislativo e Poder Executivo deve ser formada para dar prosseguimento ao debate.

ACI debate modernização da lei que regulamenta horário do comércio


Publicação: 28/02/2018