Absenteísmo é pauta em evento do SESI e ACI


Nesta manhã, 5, o SESI - RS promoveu, com o apoio da ACI, um encontro sobre Gestão do Absenteísmo e FAP – Impactos Financeiros X Trabalho Saudável. A programação, com café da manhã, recebeu cerca de 80 empresários e responsáveis pela área de Recursos Humanos das empresas.

O vice-presidente de Desenvolvimento da ACI, Marcos Kieling, saudou a equipe do SESI - RS e agradeceu a presença dos associados da ACI. “A parceria do SESI e ACI proporciona atividades de interesse de nossos empresários. Nesta manhã vamos conhecer mais sobre o absenteísmo, fenômeno que vem crescendo nos últimos anos e impactando a produtividade nas empresas”.

A gerente de operações do SESI - RS, Siandra Gediel, destacou as soluções oferecidas às indústrias. “Estamos fomentando a competitividade e promovendo a qualidade de vida para os colaboradores e empresários através da criação de melhores soluções conforme a demanda das indústrias”.

O médico coordenador do SESI – RS, Erico Barth trouxe informações sobre o absenteísmo, fenômeno de alcance mundial, que é a ausência do funcionário no processo de trabalho, seja por falta ou atraso. “O absenteísmo gera impactos econômicos e sociais aos trabalhadores e empresas. É um problema que aumenta os custos e diminui sensivelmente a produtividade das empresas”.

O FAP (Fator Acidentário de Prevenção), é um multiplicador que incide sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho, calculados pelos dois últimos anos. Segundo o FAP empresas com maior número de registros de acidentes ou doenças, pagam mais para a Previdência Social, as que não apresentam tantos registros recebem bonificação.

A gestão do absenteísmo, possibilita que as empresas reconheçam e administrem suas decisões. O Programa SESI de Gestão do Absenteísmo é constituído de cinco serviços de assessoria e consultoria, com o objetivo de oferecer apoio às empresas na identificação, gestão e redução do absenteísmo.

Absenteísmo é pauta em evento do SESI e ACI


Publicação: 05/12/2017