15º Fórum Municipal das Tribos nas Trilhas da Cidadania aconteceu na ACI


Na tarde do dia 19 de novembro aconteceu a 15ª Edição do Fórum Municipal  das Tribos nas Trilhas da Cidadania 2018 de Ijuí. A programação faz parte do Programa Valores na Educação desenvolvido pela Parceiros Voluntários de Ijuí. O evento foi de muita riqueza e qualidade nas atividades realizadas pelas crianças, adolescentes e adultos.

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é a oportunidade de participação social infanto juvenil, onde crianças e adolescentes realizam ações com intuito de transformar positivamente a realidade, e em contribuir com a qualidade de vida de suas comunidades. Organizados em grupos, as Tribos planejam e empreendem práticas sociais de conscientização, de engajamento comunitário e de cuidado com o próximo, com o seu entorno e com a natureza. Cada escola inscreve dando o nome a sua tribo, define as Trilhas que irá conduzir suas atividades conforme a Proposta Pedagógica da Turma e do Educandário.

A ação tribos proporciona convivência, autoestima, autoria e autonomia infanto-juvenil; reflexão crítica, capacidade de organização e liderança infanto-juvenil; fortalecimento de laços familiares e comunitários; valores humanos e atitudes; redes juvenis e empreendedorismo; experiências de ação coletiva e pública.

Os alunos do 8º ano da Escola Estadual Rui Barbosa, acompanhados da professora de Ciências Cássia Enéas e do professor de Educação Física Evandro Feistel, apresentaram o teatro baseado no livro O Menino do Dedo Verde.

Já os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Cândida Turra, representando a TRIBO: MEIO AMBIENTE, TRILHA: ÁGUA FONTE DE VIDA apresentaram o musical Sementes de Beto Hermann.  

15º Fórum Municipal das Tribos nas Trilhas da Cidadania aconteceu na ACI

A entidade AAPECAN apresentou o trabalho desenvolvido e encerrou as atividades com a apresentação musical de Antonieli Martins.


Publicação: 21/11/2018